Voltar para Resultados e Produtos Finais

Os Sons do Pimentas

APRESENTAÇÃO DO PROJETO

Uma das mais instigantes tarefas do ensino do Sociologia no Ensino Médio é fazer com que os alunos associem os conhecimentos teóricos e metodológicos às suas práticas cotidianas. Com esse pressuposto em mente, tratamos da temática da cultura com os estudantes do 2o ano E.

Como a cultura é um termo demasiado amplo, a música foi o segmento escolhido para desenvolvermos nosso trabalho, mais especificamente discutir o gosto musical dos alunos. A oficina teve como objetivo produzir um programa de rádio no qual os alunos fariam um mapeamento dos sons que ouvem em seu bairro.

A ferramenta utilizada para realizar a oficina foi o Podcast, que é um arquivo de áudio transmitido via internet. No programa “Os sons dos Pimentas”, os alunos fizeram um mapeamento dos sons do bairro e fizeram uma espécie de roteiro que teve a finalidade de mostrar os ambientes musicais que há no bairro, além de conversarem sobre suas impressões acerca do tema, como seus próprios gostos e também sobre o que falta no bairro em termos de ambientes culturais.

Neste contexto, ao tratar de um tema que apresente elementos estéticos com a música, avaliada a partir do conhecimento sobre Indústria Cultural, tivemos o intuito de incitar os alunos a refletirem sobre seus próprios hábitos, proporcionando a eles uma visão mais crítica e emancipatória no que se refere aos ditames da cultura de massa).

O nosso objetivo principal foi incitar a reflexão dos alunos acerca da presença da indústria cultural na vida cotidiana, de modo que eles conseguissem compreender como se dá a dinâmica do sistema capitalista na produção de bens de consumo relacionada à produção cultural (cinema, música, teatro, imprensa etc) que tanto influencia os gostos e sugere comportamentos. Pensamos em outros objetivos para que a realização da oficina fosse respaldada por um referencial teórico adequado ao tema; assim, objetivamos:

  •  Apresentar o conceito de indústria cultural;
  •  Fazer com que os alunos analisem o tema de forma crítica e embasada em conceitossociológicos;
  •  Diferenciar o conceito de cultura popular e cultura erudita;
  •  Refletir a respeito da produção em massa;
  •  Discutir o papel da cultura popular face à massificação. Ex. a diferença de uma obrapopular de samba, forró ou sertanejo e comparar com as produções atuais de pagode,forró e sertanejo universitário;
  •  Fazer com que os alunos reflitam sobre suas próprias práticas e visualizem a influênciada indústria cultural.
  1. Link para visualizar o relatório completo: PIBID relatório
  2. Link para vizualizar o mapeamento dos sons dos Pimentas: https://pimentalab.crowdmap.com/

Captura de Tela 2013-08-26 às 23.36.59

Fotos da realização do podcast:

DSCN0181gravação podcast

DSCN0175

 

Aula realizada durante a oficina:

aula

Graficos:

 

 

Captura de Tela 2013-08-26 às 23.36.29Captura de Tela 2013-08-26 às 23.36.45