Relato Primeira Intervenção 3°A – Guilherme e Danielle – 22/05/2013

No dia 22 de maio realizamos a segunda etapa no projeto de intervenção promovido pelo PIBID em conjunto com a Escola Estadual “Profª Maria Aparecida Rodrigues”. A dupla que promoveu a oficina foi a mesma que atuou no dia 06 de abril de 2013, porém com algumas alterações. Na primeira intervenção contamos com a supervisão da Profª Marlene e atuamos com uma sala do terceiro ano do ensino médio noturno. Nesta intervenção contamos com a supervisão do Profº Guilherme e trabalhamos com uma sala do terceiro ano do ensino médio do período matutino.

A sala escolhida foi o 3º A. Esta sala possui algumas particularidades em relação aos outros “terceiros”. O 3º A possui bom rendimento escolar, boa parte dos alunos realizam atividades extraescolares (boa parte trabalham no período vespertino ou frequentam outro curso como ETEC ou curso de línguas), e são alunos ativos na vida escolar e política. Foi esta sala que promoveu o ato em favor da greve dos professores da rede pública estadual, realizado no dia 02 de maio, e que também estão envolvidos na formação do grêmio estudantil na escola. Alguns alunos acompanharam a greve dos professores e compareceram em algumas assembleias realizadas na Av. Paulista.

O Profº Guilherme já havia apresentado o conteúdo escolar para a matéria de sociologia sobre “Movimentos Sociais” desde o início das atividades do segundo bimestre. Essa intervenção do PIBID foi ministrada tendo como base a noção do conceito sobre “Movimentos Sociais” já apresentada pelo professor.

As aulas de sociologia do 3ª A são ministradas as quartas-feiras nas duas primeiras aulas, das 07h:10min às 08h:50min. Como nas aulas do período noturno, as aulas também são “dobradinhas”, ou seja, duas aulas seguidas. Ao chegar à sala, a aluna do PIBID – Danielle é apresentada ao grupo de estudantes. Em seguida falamos sobre o projeto e iniciamos as atividades. A aluna Danielle do PIBID entrega filipetas e propõe uma tarefa para os alunos: os alunos deveriam formar três grupos. Cada grupo recebe três filipetas com as identificações sobre: ESTADO, CIDADANIA e MOVIMENTOS SOCIAIS. O grupo deveria escrever em cada filipeta, palavras que remetem a cada um desses conceitos. Foi oferecido dez minutos para a execução da tarefa. Enquanto os alunos realizavam suas atividades, montávamos os equipamentos para a apresentação de algumas fotografias sobre o MPL – Movimento do Passe Livre. Desta vez não tivemos nenhum imprevisto e conseguimos, com sucesso, apresentar o conteúdo preparado para a aula.

Tempo esgotado e os alunos devolvem as filipetas para nós. Colamos as filipetas na lousa e escrevemos as palavras que os alunos apontaram como referência aos conceitos propostos. Ao colarmos as filipetas na lousa identificamos, novamente, a palavra CORRUPÇÃO em referência ao conceito de ESTADO. Todos os três grupos indicaram a mesma palavra. Portanto, para a maioria dos alunos, o Estado é sinônimo de corrupção, aquele que não cumpre com os deveres e direitos do cidadão. A palavra corrupção tornou-se importante para uma reflexão posterior sobre o conceito.

Com as filipetas coladas e as palavras escritas na lousa, começamos nossa explanação. A Danielle explana sobre o conceito de MOVIMENTOS SOCIAIS exemplificando os diversos movimentos existentes no Brasil. Foi apresentado aos alunos o MOVIMENTO PASSE LIVRE. A aluna do PIBID explana sobre a história e a atuação do movimento nas cidades. A seguir, falamos sobre o conceito de CIDADANIA e ESTADO. Articulamos as palavras CIDADANIA, DIREITO E MOVIMENTOS SOCIAIS, explanando cada conceito e exemplificando com fatos do cotidiano dos alunos.

2013-05-22-141 copy

A participação dos alunos em sala foi ativa. Diversos questionamentos foram levantados, fazendo com que explanássemos sobre os conceitos de classe social e luta de classes de Karl Marx, e o conceito de Estado segundo Max Weber. Diversos alunos participaram da discussão mostrando interesse na oficina e comentando sobre suas experiências na atuação política.

2013-05-22-142 copy 2013-05-22-143 copy 2013-05-22-144 copy

Propomos para a próxima aula uma tarefa para os alunos. Cada grupo deveria registrar por meio de fotografia, a trajetória destes entre a residência – trabalho – escola. Foi estipulado o limite de cinco fotografias para cada grupo. Essas fotografias serão apresentadas em sala de aula e discutidas de acordo com a proposta da intervenção. Indicamos, também, a criação de um vídeo sobre o trajeto realizado pelos alunos na cidade por meio do transporte coletivo para a última aula. Os alunos receberam a tarefa com empolgação e discutiram logo ao final da aula as ideias que poderiam estar nos vídeos. Esta oficina foi bem sucedida, sem imprevistos e com total participação dos alunos. Talvez por suas participações políticas nos últimos acontecimentos, principalmente a greve dos professores.