é na cidade que se movimenta (?)

É com grande satisfação que viemos relatar a finalização das oficinas do PIBID Ensino de Sociologia da Unifesp Campus Guarulhos. Neste post serão apresentados os trabalhos finais desenvolvidos pelos(as) estudantes do 3°A da E.E. Maria Aparecida Rodrigues localizada no Bairro dos Pimentas/Guarulhos. O relatório completo do projeto está disponível para DOWNLOAD.

Na oficina “é na cidade que se movimenta(?)” o tema abordado foi “Movimentos Sociais”. Este tema é previsto na base curricular dos 3° anos do Ensino Médio para disciplina de Sociologia, e como a proposta do PIBID é pensar novas práticas educativas no cotidiano escolar, avaliamos que seria importante trabalhar com o repertório que milhares de educadores da rede estadual de São Paulo tem de lidar no seu dia-a-dia afim de multiplicar as ações realizadas em nosso projeto e de não torná-lo impossivel ou estranho a realidade escolar.

Em linhas gerais, tratamos do tema movimentos sociais através de um movimento que dialogasse com a realidade desses estudantes, que no caso foi o Movimento Passe Livre, movimento secundarista, portanto da juventude e que trata do transporte coletivo, elemento concreto na vida dos estudantes. Foram trabalhados os conceitos de classes sociais, luta de classes, cidadania, Estado, democracia, mobilidade urbana e direito à cidade.

Porque oficina e não aula? Em nossos debates coletivos sobre o cárater do projeto, colocamos como algo fundamental priorizar a produção do conhecimento pelos(as) educandos(as). A proposta foi de criar uma prática pedagógica que fomentasse ações criativas, autonomas, coletivas e reflexivas sobre o território em que vivem os jovens. Acreditamos que somente as aulas expositivas e exercícios de assimilação não seriam suficientes para dar significado aos conceitos ali construídos e, portanto, teríamos dificuldades para relacionar a sociologia com a realidade deles(as), criando um abismo entre teoria e prática social.

Aqui está a ementa do passo-a-passo que fizemos. E abaixo a produção dos mini-documentários sobre o transporte coletivo de Guarulhos e São Paulo e o dialogo com o Passe Livre.

Gostariamos de agradecer publicamente todo o esforço e engajamento dos(as) estudantes e parabeniza-los(as) pelos trabalhos incriveis que criaram!! Um grande salve a todos e todas estudantes guerreirxs!

Video 1: http://www.youtube.com/watch?v=_DwxmcjO3IQ&feature=youtube_gdata

Video 2: http://www.youtube.com/watch?v=01jiGRNHbtA&feature=youtu.be

Video 3: https://www.youtube.com/watch?v=wf5m9siieQw