Relato Terceira Intervenção 3°A – Guilherme e Danielle – 05/06/2013

No terceiro encontro com o 3°A tivemos alguns imprevistos como o acesso aos equipamentos audiovisuais. Estes iriam ser retirados na UNIFESP, porém houve uma falta de comunicação entre equipe PIBID e funcionários do TI o qual impossibilitou o empréstimo do datashow. Com isso, teriamos que conversar com a escola, a qual tinha um problema com os equipamentos na semana passada.

A coordenação pedagógica não se encontrava na sala e isto fez com que demorasse para a resolução do impasse referente ao equipamento necessário para a sala de aula como também se poderiamos ou não utilizar a sala de vídeo. Na procura da responsável ficamos ao menos com 20 minutos de atraso para começar a atividade. Com muita insistênsia conseguimos a sala de vídeo para realizar a oficina.

O objetivo da atividade era exibir o filme “Impasse” produzido em 2010 referente as manifestações do Movimento Passe Livre em Florianópolis, ainda neste filme contamos com inumeras entrevistas dentre as quais temos como foco a de Lúcio Gregori, elaborador do tarifa zero para cidade de São Paulo no mandato da prefeita Luiza Erundina. O intuito portanto era apresentar a experiência do MPL em outro Estado e colocar em debate o que estava acontecendo em São Paulo recentemente.

Dessa forma, o filme foi apresentado e exibido logo em seguida. A sala assistiu sem grandes problemas. Como nossa atividade demorou um pouco para começar, restou pouco tempo para o debate.

Aberta a discussão, eu e Guilherme fizemos algumas falas pontuando os atos que estavam acontecendo em São Paulo e qual era a semelhança com os protestos mostrado no filme. Assim, seguido os relatos dos protestos de São Paulo e como a turma entendia a ação policial, foi feito um curto debate sobre repressão policial e o movimento social em questão que era o MPL.

Por fim, abrimos uma rodada de duvidas referente a produção audiovisual e/ou fotográfica que será realizada pelos estudantes.

Os oficineiros avaliaram que o atraso na atividade atrapalhou o debate final com os estudantes. Contudo, vamos tentar retomar o debate sobre o que foi exibido e as impressões que tiveram. Na semana seguinte foi realizado o provão e portanto não tivemos a oficina o que foi bom em nossa percepção, pois tiveram mais tempo de produzir o material que pedimos. No próximo encontro vamos fazer a leitura do material coletivamente e trabalhar com o fluxograma sobre o sistema de transporte coletivo capitalista.