Relato Segunda Intervenção 3°A – Guilherme e Danielle – 12/06/2013

No dia 12 de junho de 2013 realizamos o segundo encontro da oficina do PIBID com o 3º A. Nesta oficina realizada pelo grupo dos alunos da UNIFESP, Guilherme e Danielle, foram apresentados métodos de linguagem fotográfica com intuito de aprimorar o registro de imagens para a construção dos documentários.

Na fotografia, a linguagem está relacionada as características pelos quais a fotografia existe. Para chegar a seu objetivo, necessita transpor um complexo processo técnico; e é este processo a base da linguagem fotográfica. A base técnica da realização da fotografia determina os elementos da linguagem. O estudo da linguagem decorre da necessidade de “dizer” alguma coisa e é proveniente de um processo de experimentação dos recursos colocados à disposição da fotografia pela técnica.

A distinção entre os planos não é somente uma diferença formal, cada um possui uma capacidade narrativa, um conteúdo dramático próprio. Na oficina explanamos cada plano, usando a nomenclatura cinematográfica para, didaticamente, facilitar as definições dos enquadramentos ajudando seu estudo. Os planos se dividem em três grupos principais: os plano gerais, os planos médios e os primeiros planos.

Nesta oficina, os alunos do 3ºA trouxeram suas primeiras fotos e, a partir delas, discutimos as técnicas. Foi um encontro muito produtivo. Os alunos participaram ativamente, trazendo suas produções fotográficas e, fazendo perguntas em relação do “como filmar”. Deixamos a produção fílmica de forma livre, de modo que os alunos pudessem realizar suas atividades a partir dos questionamentos teóricos sobre a mobilidade urbana, e de suas produções conforme as técnicas explanadas da fotografia. Foram feitos três grupos. Cada grupo suportaria de 05 a 07 alunos. A partir desses grupos teríamos a produção de três documentários sobre a mobilidade urbana na cidade de Guarulhos.

Gustavo O governador Geraldo Alckmin, Inaugura o Terminal Metropolitano CECAP da EMTU, onde decerra a placa inaugural

Foto de Gustavo                                                    Foto de Jacqueline

Fotos de Daniela

Fotos de Debora

Fotos de Leandro

Fotos de Mayara