O PIBID da Licenciatura em Ciências Sociais procura articular os momentos de formação, pesquisa e intervenção sócio-cultural, à investigação sobre o universo escolar e ao desenvolvimento de práticas educacionais na escola parceira. Trata-se de uma ação baseada na cooperação entre a Universidade e a Escola tanto na produção de novos conhecimentos como na formação inicial (dos licenciandos) e continuada dos professores em exercício.
Nesta edição, os licenciandos irão desenvolver junto ao professor supervisor da escola, projetos educacionais, em que os estudantes da escola serão mobilizados à utilizar de maneira crítica e criativa os diversos recursos tecnológicos atualmente disponíveis. Espera-se, através da sensibilização inicial dos estudantes sobre as diferentes linguagens envolvidas nesses processos (linguagem fotográfica, audiovisual e multimídia/internet), capacitá-los para o desenvolvimento de projetos próprios que serão criados e realizados na escola juntamente ao professor supervisor.
Na primeira fase (agosto – dezembro 2012), os licenciandos estarão mais envolvidos na investigação sobre o contexto escolar e no desenvolvimento de conhecimentos sobre metodologias de ensino de ciências sociais. Tal processo dá-se através da imersão no ambiente escolar com a execução de ações colaborativas junto ao professor supervisor. Simultamente, eles receberão uma formação inicial para capacitá-los no uso dos dispositivos de comunicação em suas diferentes linguagens. Ao término desta primeira fase, espera-se que os estudantes tenham desenvolvido junto ao professor supervisor, novos projetos que serão implementados na segunda fase (fevereiro – junho 2013). Nesta segunda fase, além do trabalho de planejamento e execução de cada projeto na escola, os licenciandos deverão registrar e sistematizar o desenvolvimento metodológico, uma vez que pretendemos documentar toda a trajetória e a metodologia utilizada durante o projeto, visando a sua difusão, tanto através da plataforma web construída como em oficinas e palestras de multiplicação realizadas pelos próprios licenciandos.