O presente subprojeto tem por objetivo desenvolver junto aos estudantes da Licenciatura em Ciencias Sociais licenciandos e aos professores do Ensino Médio, iniciativas de ensino-pesquisa-extensao que potencializem as articulações entre a Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) e as escolas públicas da rede estadual localizadas em seu entorno no Bairro dos Pimentas. Nesta primeira edição do PIBID propomos uma iniciativa piloto de menor escala, envolvendo uma escola do Bairro e uma professora supervisora com até 6 bolsistas licenciandos.
O projeto insere-se num quadro mais amplo de ações voltadas à formação docente inicial e que visam implementar projetos específicos direcionados ao desenvolvimento de práticas de ensino e pesquisa em Ciências Sociais na Educação Básica. Em iniciativas anteriores (Monitoria e Laboratórios) buscamos desenvolver metodologias de ensino baseados na indissociabilidade dos procedimentos de pesquisa e intervenção sócio-cultural. Para isso, concentramos nossas práticas no desenvolvimento de metodologias junto aos licenciandos através, sobretudo, na utilização das tecnologias de comunicação em suas diferentes linguagens e suportes (fotografia, video e internet). Alguns exemplos dessas iniciativas podem ser aqui examinados: http://ensinosociologia.pimentalab.net ; http://blog.pimentalab.net; http://pt.wikiversity.org/wiki/Sociedade_e_Tecnologias_Digitais/2012 ; http://transmediar.pimentalab.net/wiki ; http://faisca.pimentalab.net .
Ao combinar diferentes linguagens nas práticas de ensino e pesquisa, em especial a fotografia, o video, o texto e a internet, pretendemos dinamizar formas de conhecimento e expressão em que os saberes estéticos-sensíveis cotidianos dos jovens articulam-se aos saberes formais-abstratos mobilizados pelo professor da disciplina. Tal abertura é fundamental para que possamos reconhecer e dar existência tangível aos conhecimentos e práticas sociais locais dos estudantes e da comunidade escolar.
Nesse sentido, nosso projeto PIBID pretende proporcionar aos licenciandos condições de imersão na escola, para pesquisarem e desenvolverem junto ao professor supervisor, novas metodologias de ensino, a produção de recursos didáticos e produzir conhecimento de forma compartilhada com todos os atores do ambiente escolar.
Os licenciandos, além de participarem de atividades com caráter formativo, dos momentos de orientação/supervisão, das ações de elaboração e sistematização das dinâmicas envolvidas no PIBID, terão um papel fundamental no articulação das ações educativas desenvolvidas nas escolas com outras ações da Universidade. Trata-se, finalmente, de uma ação simultânea de formação docente, desenvolvimento metodológico das práticas de ensino de Ciências Sociais e pesquisa sobre as instituições escolares, seu entorno e os sujeitos das dinâmicas educativas.
De maneira sintética, pode-se dizer que este subprojeto tem os seguintes objetivos: (1) aperfeiçoar a qualidade das relações de ensino-pesquisa-aprendizagem entre professor orientador (do curso de Ciências Sociais), aluno estagiário e professor supervisor da Escola participante; (2) pesquisar, desenvolver e sistematizar metodologias, conteúdos e processos educativos especificamente relacionados ao ensino de Ciências Sociais no Ensino Médio.